BlogBlogs.Com.Br Mundo que lê...: Conheça o ENEM

o mundo é de quem lê...
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
........SONIA LOPES - Compare preço Buscapé - AMABIS/MARTHO.........

Conheça o ENEM

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O que é o Enem
O Enem - Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998 para ser aplicado, em caráter voluntário, aos estudantes e egressos deste nível de ensino. Realizado anualmente, tem como objetivo principal avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania.
Também são objetivos do Enem:

- oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto-avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mundo de trabalho quanto em relação à continuidade dos estudos;

- estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mundo de trabalho;

- estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médios e à Educação Superior;
- possibilitar a participação e criar condições de acesso a programas governamentais.

A estrutura do Exame tem como base uma matriz com a indicação de competências e habilidades associadas ao conteúdo do Ensino Fundamental e Médio que são próprias ao sujeito na fase de desenvolvimento cognitivo, correspondente ao término da escolaridade básica. O Enem é constituído por uma prova única contendo 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta para redação.

Como é o exame
O Enem é composto de duas etapas: uma prova com 63 questões objetivas e uma redação argumentativa/dissertativa em quatro versões nas cores verde, branca, amarela e cinza. Cada uma delas vale 100 pontos. A prova acontece no mês de agosto, num domingo e o resultado é usado no processo seletivo de mais de cem instituições de ensino superior.

Como são as inscrições
As inscrições podem ser feitas nas agências dos Correios com o pagamento de uma taxa de 35 reais e levar uma cópia e o original de um documento com foto, como a carteira de identidade. Pode ser feita também pela Internet acessando a página (clique aqui), preencher a ficha, imprimir o boleto e pagar a taxa em qualquer banco. A participação no exame não é obrigatória. Para o Exame, o MEC prometeu que os alunos de escolas públicas que estiverem concluindo o Ensino Médio poderão fazer o ENEM gratuitamente. Para alunos da rede pública, que têm isenção da taxa, a inscrição na Internet só será aceita se a escola aderir ao processo. A confirmação com o número de inscrição e a indicação do local da realização da prova serão enviadas pelos Correios para o endereço informado na ficha de inscrição. As notas começam a ser enviadas geralmente no mês de novembro.

Documentos exigidos para inscrição
Original e cópia de um documento de identidade com foto. O melhor é que seja a Carteira de Identidade (RG), mas valem também cédulas de identidade expedidas pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores, bem como a Cédula de Identidade para Estrangeiros, das Ordens ou Conselhos de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação. O requerimento deve ser preenchido no ato da inscrição. Pode-se fazer a inscrição em uma cidade e realizar o exame em outra, desde que isso seja indicado na ficha de inscrição. As inscrições podem ser feitas por procuração, se for necessário.

Horário para chegar e o que levar no dia da prova
A prova começa às 13 horas (horário de Brasília). Compareça ao local com uma hora de antecedência. A duração é de cinco horas e encerra-se, portanto, às 18 horas. Leve caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. Não são permitidos calculadoras e quaisquer instrumentos de comunicação. Não se esqueça de seu documento de identidade e do comprovante de inscrição.

Resultados
Os resultados individuais são sigilosos e serão remetidos pelo correio diretamente ao aluno.
Como a participação no ENEM é opcional, o aluno pode realizar a prova mais de uma vez.

O Enem usado para ingresso na universidade
Os resultados do Enem têm várias finalidades. Uma delas é servir de critério de avaliação para a entrada na universidade. São muitas as instituições que atualmente os utilizam para avaliar os candidatos a uma vaga no ensino superior. Inúmeras instituições de ensino superior em todo o País usarão as notas do ENEM em seus processos seletivos deste ano. Todas as universidades, centros universitários, institutos e faculdades cadastrados pelo INEP já utilizaram o ENEM no ano passado. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, aceita a nota no Enem no cálculo dos pontos da primeira fase de seu processo de seleção, podendo representar até 20% do total de pontos do candidato. A Universidade do Grande ABC (UniABC), de São Caetano do Sul, substituiu totalmente o vestibular pela nota no Enem.

Confira as dúvidas mais frequentes: Clique Aqui!

MEC divulga estatísticas do Enem
Os resultados finais do Enem, divulgados em 13 de dezembro pelo ministro da educação nos convidam a refletir. A boa novidade fica por conta da melhoria da média de redação, que subiu de 50,37 em 99 para 60,87 em 2004. Um dado a lamentar é a disparidade entre as médias da rede pública e da particular de ensino. Os alunos de escolas particulares em média se saem melhor no Enem que os alunos da rede pública. Veja mais dados na página Estatísticas do Enem.

1 comentários:

Mundo ENEM disse...

Parabéns pelo blog, está muito bom!

Subscreva-se agora Feed Icon